quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

SEM COMPARAÇOES.


TV assuntinho mais falado mas vamos lá. Vou comentar aqui dois programas cujo tema foi "Arquitetura Paulistana".
Um deles foi tratado de uma maneira leve e "colorida" no programa "Lugar Incomum" da bonita e divertida Didi Wagner no Multishow. Neste para falar sobre o assunto com ela estava o arquiteto bonitão Marcelo Rosenbaum ambos num fusca conversível vermelhinho.
Eles trataram o tema arquitetura em São Paulo num dos blocos do programa de uma maneira, vamos combinar, leve demais porém a proposta deste programa é esta mesma. Mostraram alguns prédios da cidade, os de sempre: Copan, O pink do Ruy Otake em Pinheiros e um outro do centro um dos poucos coloridos da cidade. Tentaram ali falar sobre cores, aliás o tema do programa era esse "O que seria do azul se todos gostassem do amarelo" mas como ele é superficial senti falta das formas. Não dá pra ficar só nas cores né?
E os estilos e a história desses lugares "incomuns"? É aquela coisa, até é divertido de assistir, é como folhear uma revista de moda ou fofoca.
Não teve como não lembrar de um programa o "Reportagem" que produzi na STV sobre o mesmo tema "Arquitetura Paulistana". As diferenças são gritantes, o especialista era o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o segundo brasileiro a receber o Pritzker, considerado um "Nobel de Arquitetura", depois de Oscar Niemeyer ser premiado em 1988, estimulado pelo inteligente e querido repórter Elcio Ramalho, teve também passeio pela cidade, a pé. Não há outro jeito de ver bem observado!
Andamos por lugares comuns e incomuns no centro da cidade em 1999. Fomos também com ele no prédio da FAU sede do insituto de arquitetos e escritório de muitos deles (Rino Levi, Vilanova Artigas, do próprio Paulo Mendes da Rocha, Galiano Ciampaglia, etc) onde falaram sobre arquitetura moderna e do lugar palco de intensa atividade artística, cultural, política e muitas outras coisas que infelismente não me recordo.
Bom, não quero aqui comparar de fato os programas porque a proposta, público e abordagem são opostas mas o que me entristece é não termos muito mais programas assim e estou falando da TV A CABO.
TV ABERTA? Só lamento, drama e bobagem... das cafonas, claro. Como se o povo só quisesse assistir isso!

Um comentário:

ivi brasil disse...

fico pensando porque o canal global futura não está na grade vhf ou uhf. por que aquele canal da bispa sônia presa em miami continua invadindo as casas pelo ar e pelo cabo? por que a tv sesc (ex-tv senac) também fica guardada num canto inacessível? por que não tem um canal de tv pra gente experimentar e se jogar?

ah, fê, dá uma olhada nuns vídeos dos rosângelos que estão no youtube em duas contas /ivibrasil e /ivitus.

beijokas