terça-feira, 29 de abril de 2008

SERES COMO OBRA DE ARTE


O fim do mundo está perto só posso dizer isso. A arte de vanguarda perdeu o foco. Alguns artistas estão apelando e achando que a gente é trouxa, que engolimos qualquer porcaria.
Se você se sente um babaca quando vai à uma galeria e se depara com um extintor de incêndio como obra de arte, vc vai se sentir ultrajado quando souber que há artistas que usam da morte alheia é claro, como forma de se manifestar.
Guillermo Habacuc Vargas costariquenho que se diz artista, guardem bem esse nome, foi convidado em 2007 para participar da Bienal de arte centro-americana de Honduras.
Trata-se de uma instalação perecível. O cretino pegou um cahorro de rua o prendeu numa parede e o deixou definhar até a morte.
Dá pra acreditar? Ele foi convidado novamente esse ano! Ferreira Gular escreveu um artigo indignado e resumiu muito bem "A arte de vanguarda que nasceu contra a institucionalização é refém da própria instituição".
A essência da arte não está nas obras e sim no espaço, seja museu, galeria ou qualquer outra instituição de arte, pois são eles que escolhem e aceitam bizarrices como estas.
E soube também que tem um outro doido alemão querendo fazer o mesmo com um paciente terminal. Quem são essas pessoas que vão assistir esse tipo de bizarrice? Este tipo de "arte" tem um público?
Nossos valores estão mudando e muito, pra pior.

Um comentário:

Anônimo disse...

também recebi e-mail sobre essa história do cachorro. um horror. é a arte provocando mais discussões... meda!