quarta-feira, 15 de julho de 2009

UM TIRO NO PÉ


Na terça- feira assisti ao Jornal SPTV segunda edição e vi uma matéria mostrando uma intervenção na cidade com palavras, grandes, como: “calma”, “descanse” e “relaxe” . Quando vi “calma” até pensei que era coisa do Stephan Doitschinoff. Achei muito legal a forma como estavam dispostas as palavras, a poesia concreta, a tentativa de tocar as pessoas e de trazer um pouco de leveza para essa população tão doida, principalmente no trânsito. Que bom que tem gente fazendo, pensei eu.
No mesmo dia quando ia saindo da sala vi um comercial da Natura que trazia a tal intervenção, OPA!!! Que é isso? Nossa, não tô acreditando a cara de pau!! Me senti enganado. Caramba eu estava todo feliz que alguém, que eu ainda não sabia quem, tivesse feito uma bela intervenção na cidade e na verdade era publicidade?!! Ai ai ai e ainda por cima uma empresa que eu tenho um certo respeito, que valoriza a Amazônia e as comunidades no interior do Pará.
Não fui só eu que se sentiu traído, o prefeito ficou doido, e declarou "A CPPU(Comissão de Proteção da Paisagem Urbana) foi induzida a erro pelos autores, com aparente má fé". Ainda falou que era uma lição para a cidade limpa. A CPPU afirmou ainda ter autorizado uma exposição de poesia sem finalidade comercial.
Imagina a dor de cabeça que os outros artistas vão ter daqui para frente para fazer qualquer intervenção na cidade, mais dificil do que já é.
A Natura achou a “aparente má fé” deselegante.
Poxa vida deselegante é fazer isso com a arte, com os artistas e conosco.
Será que o grupo Bijari, coletivo de arte que tanto gostamos, criadores da obra, sabiam exatamente como seria usado essa intervenção? Quem foi atrás e como foi feito esse pedido de autorização? Será que a prefeitura realmente deu a devida atenção ao caso internamente na hora de assinar o documento?
Independente disso a Natura deve sim pedir desculpas para a população e dar uma belo cartão vermelho para os “espertalhões” de Marketing.

Nenhum comentário: