quinta-feira, 14 de maio de 2009

E PODE?


Noto cada vez mais que a publicidade pode plagiar sem culpa. Aquelas referências que os publicitários usavam nas campanhas e peças pra se inspirarem hoje é usada exatamente do jeito que ela é.
Um exemplo dessa cara de pau e falta de criatividade dos jovens criativos cheios da nota e como eles ganham bem, not fair, é o "filme" da Brastemp com uma moça que dança ao som de um jingle descaradamente copiado da música e clip "1234" da artista canadense Feist.
É completamente igual, do cenário ao figurino, dos figurantes e cores ao próprio conceito. Isso pode? Referência virar a própria idéia? Esse criativo, hj eles são chamados assim, não ficou sem graça com essa excelente idéia? Clip que ainda é veiculado na MTV. Vamos dizer que se fosse alguma banda ou movimento islandês que nunca chegaria aqui, isso acontece mais mas usar algo que muitos conhecem é chato. Isso mais que comprova que não existe nada mais interessante ou realmente novo.
Também vemos as cópias claramente no mundo televisivo, nos programas das emissoras abertas e mesmo nos canais educativos que como sempre caem na fórmula chata das entrevistas longas e dos especialistas validando tudo. Um exemplo é o Realityshow EcoPrático da TV Cultura onde não vi nada de reality, só consegui assistir a metade ontem a noite de tão inovador.
É mais fácil notar as cópias e a falta do novo sem dúvida, falar mais mal do que bem.
Prestarei mais atenção pra poder voltar e escrever falando algo legal.
Então fica assim, inté.

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