quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PARADIGMAS


Esse é um trechinho valioso do artista Zezão em entrevista exclusiva para a INIT arte visual.

"É muito louco pq lá fora já tem um reconhecimento da arte urbana pra dentro de um museu de uma instituicao só que ao mesmo tempo a arte urbana é total discriminada, o único lugar no mundo que vc pinta com uma “certa tranqüilidade” é o Brasil.
Em Paris em Londres onde eu pintei foi sempre uma coisa muito escondida de madrugada, super vigiado, câmeras em todos os lugares mas é esse espírito mesmo do proibido.
E essa coisa de contaminar a cidade com a arte despertou o interesse pra essa arte mais institucional, do museu, ao ponto de dizer "meu não dá mais pra fugir disso é uma realidade.”
A rua é tudo mas eu sentia uma necessidade de partir pra outro desafio sabe, que é transformar o lugar, viver da própria arte, satisfação maior que essa não tem.”

Zezão fala que o Brasil é um país que vai sempre na contramão. A demora de artistas como ele, OSGemeos" e outros, de estarem só agora em instituições e poderem assim viver da arte é real hoje mas foi lento todo esse processo.
Ao contrário dos artistas estrangeiros que são reconhecidos pela arte em galerias e podem viver disso mas que não podem pintar nas ruas tão "livremente" como fazem os brasileiros. É um paradigma.
Fora todo o contexto mainstream que a própria arte urbana e contemporânea as vezes se submetem tb na indústria de mkt e publicidade.

Esse documentário vai desvendar tudo isso. Esse é um tira gosto!

Um comentário:

Anônimo disse...

aguardando......